terça-feira, 30 de junho de 2009

Pano de Prato 30

panodeprato30

Clique na imagem para ampliar

legumes01

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pano de Prato 29

panodeprato29

Clique na imagem para ampliar

barrinha_flores03

Pano de Prato 28

panodeprato28

Clique na imagem para ampliar

barrinha_flores02

Pano de Prato 27

panodeprato27

Clique na imagem para ampliar

barrinha_flores01

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Capa para Galão de Água 01 e 02

capa para galão 01capa para galão 02  

Clique na imagem para ampliar.

smilinguido01

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Toalha de Banho 09

toalha-de-banho-09

Clique na imagem para ampliar

monograma02-01monograma02-02monograma02-03monograma02-04

Bolsinha 01

bolsa01

Clique na imagem para ampliar

msp01

Babador 01

babador01

Clique na imagem para ampliar

barrinha_infantil01

Avental 01

avental01

Clique na imagem para ampliar.

coracao06

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tabela de Conversão – Anchor – DMC - Maxxi

tabconversao

Tabela de Cores Anchor Mouliné

tabcores

Tabela de Medida

tabmedida

Quanto cobrar pelo seu trabalho

Essa tabela eu recebi num grupo de discussão que faço parte, e achei muito útil, pois muita gente tem dúvidas de quanto cobrar pelo trabalho… é um cálculo simples e justo. Tem me ajudado muito e quero compartilhar com vocês.

tabsebrae

Clique na imagem para aumentá-la

Linhas Bem Comportadas

    Muito se tem falado sobre o acabamento do ponto cruz, tanto na hora de arrematar como na hora de finalizar o seu trabalho, utilizando um bonito bordado inglês ou uma fita vistosa. Existe aquele ditado que diz: “Uma boa bordadeira se vê pelo avesso.” Eu vou um pouquinho mais longe do que isso. Acho mesmo que uma boa bordadeira se vê tanto pelo avesso como pela frente de um trabalho. A preocupação com o avesso chega a ser tão grande que muitas vezes prejudica a frente. E de nada adianta você ter uma avesso perfeitíssimo se a frente não está à altura! Afinal de contas, usamos o bordado exatamente pela frente!!
    Muitas vezes olhamos para dois bordados aparentemente iguais, mas um está bonito e o outro não. O que faz a diferença? É um somatório de fatores, mas uma coisinha de nada é sem dúvida nenhuma a responsável por grande parte da beleza do resultado final.
    Na verdade estamos falando do “pentear” das linhas!! Aposto que você nunca imaginou que elas precisavam ser penteadas; pois precisam sim. Inclusive este cuidado vai melhorar sensivelmente a quantidade de nozinhos que sempre aparecem durante o bordado. A maneira mais prática é ter sempre à mão um estojinho plástico (daqueles onde vem filme fotográfico ou brinquedo de Kinder ovo) ou outro mini-recipiente qualquer onde você vai guardar uma esponja úmida. A tampa vai evitar a evaporação da água e sempre que você já estiver com o número de fios separados e prontos para bordar, passe antes por esta esponjinha, sem precisar encharcar a linha e nem esperar que a umidade se seque. É essa umidade que vai dar uniformidade ao bordado, pois os fios vão ficar bem paralelos um ao outro e você com certeza vai notar a diferença! Portanto, o negócio é pentear as linhas! Experimente...

Norma Aloy Antunes – Revista Arte de Bordar nº 31 – ano: 1996

10 dicas básicas

  1. Todos os pontos devem ser feitos na mesma direção.
  2. Deixar os pontos uniformes, sem apertar demais, ou deixa-los frouxos.
  3. Os pontos devem estar bem alinhados, penteados, não torcidos ou enrolados. Devem dar um aspecto uniforme ao trabalho. O número de fios utilizados devem ser proporcional à tela utilizada.
  4. Linhas bem arrematadas e sem criar sombras, evidenciando que foram puxados de um canto para outro.
  5. O trabalho deve ser bem utilizado em relação à peça bordada.
  6. Os outros pontos utilizados, como o nó francês, ponto margarida, etc., devem estar bem feitos e harmonizando o bordado como um todo.
  7. O trabalho deve ser limpo, bem lavado e bem engomado.
  8. A apresentação de um trabalho deve valorizar o bordado. Isso significa uma moldura bem colocada, um bico de crochê bem escolhido para uma toalha, etc.
  9. Quando uma peça tiver o avesso visível, deve estar limpo e perfeito, com todos os pontinhos na vertical.
  10. A aparência final deve ser bonita, fina e que se pareça com uma pintura.

Começando a Bordar

Início do trabalho:
A agulha deve estar sempre apontada para você, sempre na posição vertical. Desta forma, vai estar sempre com tracinhos verticais no verso, que dão o acabamento correto. Faça sempre uma carreira completa de ida, e vá voltando completando o ponto cruz. Na ida você faz um  / , e na volta, ao fechar o ponto, fica X . Fácil? Verá então, que ao seguir esta regra que é básica, toda a volta terá os fios na mesma posição, ou seja, os fios da volta ficarão por cima, e assim deve ser o trabalho todo para ficar uniforme.

Centralização do trabalho:
Dobre o tecido ao meio na horizontal e na vertical. Abra o tecido e alinhave em forma de cruz, sobre as marcas deixadas pelas dobras. O encontro dessas linhas corresponde ao centro do tecido e também do motivo.

Número de fios na agulha:
Os números de fios na agulha variam de acordo com o tamanho do étamine. Normalmente, use de preferência dois fios; com três fios o trabalho as vezes fica "carregado". Corte um fio de linha, una as duas pontas e enfie na agulha. Verá que o fio fica dobrado no final. Pelo avesso, no local que vai começar, pegue de uma forma leve, um fio da trama, entre a agulha na dobra da linha. Puxe, e a linha estará presa sem perigo de voltar e também não deixará vestígios. Para arrematar, leve o restante do fio para o avesso e passe por uns quatro ou cinco fios, escondendo, e cote bem rente. Dificilmente o fio se solta. Use fios de meadas.

Acabamento:
Acabou seu bordado? Agora faça um acabamento bem bonito, evitando nós!!!
Use e abuse também das rendas, tecidos, bordado inglês, fitas, etc..

Sobre o Ponto Cruz

O que é Ponto Cruz?
Ponto Cruz é um trabalho fácil e que não requer muita habilidade com agulha e linha para aprender.
Pode-se usar qualquer livro de ponto cruz (nacional ou importado). Os gráficos que auxiliam na execução do trabalho possuem um símbolo para cada cor de linha. É necessário que se tenha à mão, linha, agulha e tecido de trama simétrica. Recomenda-se iniciar por um projeto pequeno.

Os Gráficos:
Cada quadrado do gráfico representa um espaço onde poderá ser feito um ponto de cruz. O símbolo mostrado no quadrado especifica a cor a ser usada e é mostrado na lista de símbolos de cores. Os fabricantes usam números para representar as cores (confira na tabelas de cores disponível). Elas são universalmente iguais, por isso, o resultado será perfeito.

Os Tecidos:
Existem: "etamine", "cânhamo" e "linho" para ponto cruz. Por definição, estes tecidos são feitos com a mesma quantidade de fios na horizontal e na vertical . O ponto cruz é feito na intercessão dos fios. Pelo fato de o número de fios em cada direção ser igual, cada ponto de cruz será do mesmo tamanho e, perfeitamente quadrado (exceto no "linho").

Os Fios:
O mais popular de todos os fios para ponto de cruz é a linha de algodão com seis fios, mundialmente conhecida como mouliné. Ela pode ser dividida em um, dois ou mais fios ao mesmo tempo. A maioria dos gráficos traz listadas as referências de meadas Anchor, DMC e Maxxi (está disponível a tabela de conversão completa).

As Agulhas:
Agulhas pequenas, sem ponta, para tapeçaria, tamanhos 22, 24 e 26 são usadas para bordar. Quanto maior for o número, menor será a agulha. Use um tamanho de agulha que lhe facilite a colocação dos fios solicitados. Não utilize uma agulha grande para uma trama pequena, o que pode prejudicar a própria trama do tecido. A agulha com a linha precisa deslizar perfeitamente pela trama do tecido. Para se ter um trabalho confortável, sugere-se de usar a linha com 50cm de comprimento. 

Recomeço

Olá a todas as pessoas que costumam visitar o Ponto Cruz da Carina (http://cantinhofelizdacarina.spaces.live.com)!

Estamos de mudança para cá… aos poucos irei construindo este blog… o antigo continuará no ar até este ficar em ordem…

espero que vocês gostem e apareçam sempre por aqui!

continuarei enviando gráficos, respondendo dúvidas, colocando coisas novas… é só vocês pedirem!

abraços a todas

Carina